Formação

1 - Capacitação para governar: o Gabinete do Dirigente


1.1 -  Objetivos

Apresentar e discutir as características de funcionamento e aspectos que necessitam ser considerados e/ou aperfeiçoados para que se torne efetivo o papel do gabinete do(a) dirigente público(a) no processo decisório;
Explicitar estrutura, funções e importância do trabalho em ambiente de alta direção para a obtenção de resultados de governo;
Debater com os(as) participantes procedimentos práticos para a organização do trabalho de equipes dirigentes e a adequação do funcionamento e fluxos de comunicação no processo decisório de governo.

1.2 - Duração: 12 horas

1.3 - Programa

- Características de atuação de equipes dirigentes em situação de governo na América Latina
· O conceito de gabinete do dirigente
. O isolamento do dirigente no exercício de governo
. O trabalho no gabinete: formas de alimentação do processo decisório
- Estruturas dos gabinetes
. Capacidade para governar
. Capacidade para processar problemas
. Capacidade para avaliação das ações e da orientação do governo
- Organização do Processo Decisório
. Critérios para organização das estruturas de direção
. Agenda: o uso do tempo e o foco de atenção do governante
. Qualidade do processo de decisão: suporte para a tomada de decisão
. O valor do contato político
. Segurança institucional e pessoal


2 - Equipes de Governo Eficazes e Coordenação de ações


2.1 - Objetivos

· Apresentar conceitos, métodos e ferramentas para aumento do aprendizado e da eficácia do trabalho individual e das equipes
· Utilizar algumas das ferramentas básicas, durante o curso, para demonstrar o potencial das mesmas, na utilização no cotidiano de órgãos de governo.
Apresentar os fundamentos das formas de comunicação utilizadas para a coordenação de ações de governo e gestão de projetos em âmbito público;
Proporcionar aos participantes o domínio das ferramentas básicas para comunicação efetiva no trabalho: competências para conversar, falar, escutar, propor, indagar, pedir, oferecer, acertar compromissos, avaliar trabalho realizado, planejar reuniões de trabalho;



2.2 - Duração: 8 horas

· 20 a 30 participantes.


2.3 - Programa


· O contexto de mudanças rápidas e profundas: exigências do ambiente externo e do nosso projeto político e ideológico
· A importância do conhecimento individual, das equipes e das organizações na resposta ao contexto de mudanças
· Aprendizagem organizacional – elemento central para uma gestão de mudanças
· As cinco disciplinas da aprendizagem organizacional, para equipes mais eficazes:
· Visão compartilhada de futuro
· Pensamento sistêmico
· Modelos mentais
· Maestria individual
· Maestria de equipes
· Planejamento e gestão estratégica como instrumento de aprendizagem organizacional
· Construção de visão de futuro compartilhada para a atual gestão, utilizando as disciplinas da aprendizagem organizacional
· Caracterização do trabalho em âmbito público como coordenação de uma rede de conversações: o conceito de comunicação para a ação
· O ciclo da Coordenação de Ações: a construção dos Compromissos
· Distinções fundamentais: Falar e Escutar
· Planejamento de Conversações
· Indicadores como condições de satisfação para a ação de governo
· A Avaliação como parte do processo de coordenação de ações


4 - Planejamento Estratégico Situacional (PES)


4.1 - Objetivos

Capacitar os participantes para planejar a ação de governo e analisar problemas públicos como base para a formulação de um plano estratégico.

4.2 - Duração: 40 horas


4.3 - Programa

Conceitos:
· Prática de governo situacional e tecnocrática;
· Modelos de análise da realidade e requisitos do planejamento;
· Triângulo de governo;
· Ator Social;
· Características do jogo Social;
· Como trabalhar por problemas;
· Explicação Situacional – Fluxograma situacional;
· Conceito de nó-crítico e árvore de problemas;
· Desenho de Operações e atos de fala;
· Noção de cenários;
· Análise de recursos, produtos e resultados de operações;
· Noção de memorando executivo.


Oficina de processamento de problemas:
· Exercício com um caso elaborado.


5 - Planejamento de Projeto Orientado a Objetivos (ZOPP)


5.1 - Objetivos

Capacitar os participantes para elaborar um projeto de modo participativo e orientado a objetivos.

5.2 - Duração: 40 horas


5.3 - Programa

· Análise de Envolvimento (1ª parte)
· Análise de Problemas
· Análise de Objetivos
· Análise de Alternativas
· Matriz de Planejamento do Projeto - MPP
· MPP - Análise de Envolvimento (2ª parte)
· MPP - Atividades
· MPP - Levantamento de Pressupostos
· MPP - Formação dos Indicadores
· MPP - Descrição das Fontes de Comprovação
· MPP - Avaliação dos Riscos
· MPP - Definição dos Custos e Insumos


Oficina de elaboração de projeto:
· Exercício com um caso elaborado.

6 - Moderação de Atividades em Grupo


6.1 - Objetivos

· Preparar os participantes para conduzirem reuniões com grupos que necessitem construir consenso em torno de projetos ou propostas.
· Apresentar conceitos, técnicas e ferramentas para condução de reuniões produtivas.
· Utilizar algumas das ferramentas básicas, durante o curso, para demonstrar o potencial das mesmas, na utilização no cotidiano de órgãos de governo.


6.2 - Duração: 24 horas


6.3 - Programa

· Técnicas de moderação
· Técnicas de Trabalho em Grupo
· Técnicas de Visualização Móvel de Idéias
· A preparação do evento
· A conversa com o demandante
Economista formada na UERJ, mestre em Educação pela Unicamp, com a dissertação "Planejamento como Instrumento de Aprendizado", doutora em Psicologia das Organizações pela UnB, com a tese "Trocando o Pneu com o Carro Andando: Aprendizagem no Trabalho de Prefeitos(as) e Secretários(as) Municipais".