Assessoria/Consultoria

Seminário de Planejamento

De um modo geral, podemos dizer que o planejamento é um processo contínuo de tomada de decisão, que leva em conta os efeitos futuros destas decisões em termos de resultados - num determinado período de tempo -, os meios necessários para alcançá-los, bem como os cenários e os diversos atores sociais envolvidos no processo. O planejamento é, desta forma, necessário para conquistar crescentes graus de liberdade sobre nosso futuro na medida em que permite a um ator social buscar influenciar o jogo a seu favor.
O planejamento é uma reflexão que deve preceder e presidir a ação, referindo-se a oportunidades e problemas reais, feito de forma modular e aberta - permitindo permanente retroalimentação e revisão - e, principalmente, deve ser feito por quem decide e por aqueles que têm que pô-lo em prática. Neste sentido, o planejamento estratégico alvo desta proposta visa ser um momento privilegiado de reflexão e construção de sintonia por parte do grupo envolvido no programa, proporcionando material para o desdobramento operacional futuro.
O Seminário de Planejamento é o ponto de partida da transição para um modelo de gestão participativa. É um evento a ser realizado em 2 1/2 dias, em regime de imersão, ao qual devem comparecer a equipe dirigente (detalhes quanto à composição dos participantes devem ser definidos previamente com apoio da assessoria).
Durante o Seminário são discutidas as metas estratégicas, as diretrizes essenciais para o alcance das mesmas bem como elementos importantes relacionados ao contexto no qual se insere a organização em questão.
O Seminário tem como um de seus produtos o Plano Direcional com os Resultados a serem alcançados em um dado período de tempo e seus Indicadores, os principais Problemas a serem enfrentados a fim de alcançar esses resultados, as principais Ações necessárias para enfrentar os problemas e/ou alcançar os Resultados bem como os Prazos de cada ação e os Responsáveis por sua execução.
Uma vez alcançado o consenso de todo o grupo sobre estas definições, é necessário prosseguir para os elementos da reflexão estratégica, ou seja, o ator que planeja deve avaliar as relações entre aquilo que deseja obter (seu plano) e as demais varáveis do contexto. É o momento de realizar a Análise de Atores Relevantes, a Análise de Cenários e a Análise de Surpresas. Estas análises pretendem dar à equipe os fundamentos para a construção de viabilidade para o plano: devem ser pensadas Operações K e Planos de Contingência.
O Plano Direcional é um instrumento importante para a implantação de um modelo de gestão baseada em Resultados, e deve apoiar o monitoramento constante da gestão e das variáveis do contexto.
Economista formada na UERJ, mestre em Educação pela Unicamp, com a dissertação "Planejamento como Instrumento de Aprendizado", doutora em Psicologia das Organizações pela UnB, com a tese "Trocando o Pneu com o Carro Andando: Aprendizagem no Trabalho de Prefeitos(as) e Secretários(as) Municipais".